O controle de acesso se refere à proibição ou liberação de passagens, de forma automática, de pessoas ou veículos. Geralmente são usados em recepções, portarias, estacionamentos, locais com acesso restrito, entre outros – fora do ambiente das empresas,o controle de acesso é muito comum em condomínios residenciais e shoppings.
Para que o sistema de controle de acesso funcione corretamente são necessários alguns mecanismos e identificações. Neste conteúdo, vamos abordar os benefícios, como funciona e o que avaliar para escolher o melhor sistema para a sua empresa.
Onde utilizar o controle de acesso
Antes de entrarmos nos detalhes de benefícios e demais necessidades do controle de acesso para empresas, é importante visualizar onde pode ser aplicado, o que inclui ambientes internos e externos da empresa:
- Recepção e entrada de edifícios
- Estacionamento
- Refeitório
- Pisos e andares
- Salas de reunião
- Salas da diretoria
- Locais que exigem autorização, como laboratórios, estoques.
Tipos de controle de acesso
O sistema de controle de acesso pode ser instalado em diversos ambientes da empresa, tanto internos quanto externos. Geralmente são associados a outros dispositivos físicos, os hardwares, como:
- Catracas
- Portas
- Cancelas
- Portões
- Fechaduras em geral
Para validar o acesso nesses e outros dispositivos, o sistema precisa reconhecer alguma identificação e relacionar com o ambiente em que está solicitando o acesso.
Os tipos mais comuns de identificação são:
- Tag
- Cartão
- Senha
- QR Code
- Biometria
- Reconhecimento facial
É importante destacar que esses mecanismos possuem níveis de segurança. Por exemplo, a tag e o cartão são menos seguros, pois podem ser perdidos e usados indevidamente, enquanto outros como o QR Code e reconhecimento facial são mais seguros por terem maior tecnologia envolvida e também medidas de segurança – como é o caso da renovação do QR Code de tempos em tempos para evitar que alguém tire um print e utilize de forma indevida.
Benefícios do controle de acesso para empresas
Alguns benefícios são bem claros quando falamos de controle de acesso, mas hoje vamos mais a fundo nessa temática:
Segurança
A segurança envolve o acesso em si, permitindo apenas a passagem de pessoas autorizadas, tanto na entrada quanto nas dependências da empresa. A segurança também envolve a identificação, o que auxilia em situações em que são necessárias a identificação e registro de passagem no local.
Praticidade
Por ser um sistema automático, toda a experiência e percurso é facilitada. Não há necessidade de uma pessoa ficar validando ou impedindo a passagem de outros, o que além de facilitar o trabalho e ser mais seguro, também evita situações de conflitos.
Além disso, a identificação e resposta do sistema é mais rápida do que uma validação manual, o que otimiza muito o tempo das pessoas que estão na passagem.
Identificação de pessoas
A identificação de pessoas é importante para garantir a segurança, como visto no primeiro benefício, e também para auxiliar outros sistemas e ações, como o registro de ponto de trabalho e até questões de garantia de saúde, como a identificação do uso de máscara, por exemplo.
Acessibilidade
O controle de acesso possui recursos que auxiliam muito a acessibilidade. Emissão de sons, como alertas ou instruções, imagens ilustrativas das ações, cores que indicam liberação ou impedimentos, reconhecimento facial facilitando o uso físico são exemplos desses recursos.
Gestão de pessoas
O controle de acesso permite visualizar a entrada e saída de pessoas, bem como a identificação, o que é interessante para a gestão de pessoas. Por exemplo, avaliar o horário de entrada e saída de colaboradores dá indicativos de sobrecarga de trabalho ou jornadas mais saudáveis, o que permite que planos de ação sejam feitos com mais assertividade.
Reputação da empresa
Ter uma empresa com tecnologia de ponta e que geram boas experiências para colaboradores e visitantes, garantindo segurança e praticidade, são pontos que contribuem para uma melhor reputação da empresa. A reputação é importante para clientes, fornecedores, investidores, colaboradores e toda a cadeia de públicos envolvidos.
Otimização de tempo de colaboradores
Com um sistema automático, o tempo dos colaboradores é muito otimizado, tanto para os que estão utilizando as passagens, como para quem precisaria validar essas passagens, como é o caso das pessoas que trabalham na recepção. Isso permite maior autonomia e tempo para dedicação em outras atividades.
Otimização de tempo dos visitantes
Assim como os colaboradores, os visitantes também vivenciam a experiência e conseguem acessar os ambientes de forma muito mais rápida, não necessitando aguardar liberação ou esperar alguém para recebê-lo.
Melhor experiência
Ao pensar sobre a experiência com os dispositivos do controle de acesso, é nítido que gera uma melhor experiência, por todos os pontos levantados: automação, segurança, agilidade, autonomia, tecnologia. Esse conjunto de fatores geram ótimas impressões para a empresa.
Como escolher o melhor sistema de controle de acesso para sua empresa
Agora que passamos pelos benefícios e elencamos onde utilizar um sistema de controle de acesso, temos algumas recomendações para ajudar a sua empresa a tomar decisões em relação ao que deve avaliar no momento de escolher um sistema.
Avaliar as necessidades da empresa para ter o controle de acesso
O primeiro passo é levantar as necessidades em relação ao uso do sistema: seria usado para colaboradores e/ou visitantes? Somente entrada de pessoas ou também de veículos? Onde deseja instalar: ambientes internos, externos? Em quais locais especificamente?
E não menos importante: avalie qual o problema que deseja resolver. Avalie se envolvem segurança, agilidade na recepção, computar o ponto dos colaboradores, análise da taxa de ocupação de salas, entre outros.
Com esses pontos levantados, vamos ao próximo passo.
Avaliar tecnicamente onde deseja instalar o controle de acesso
Esse item caracteriza a avaliação física e técnica da instalação.
Por exemplo, se for em uma recepção, já possui algum tipo de barreira, como catracas ou portas? Se sim, existe a necessidade de integração com o sistema e esse ponto precisa ser avaliado com a empresa contratada do controle de acesso.
Se não possui barreiras, é importante levantar os custos, os hardwares que seriam integrados com o sistema, quem fará a instalação, como acontece a manutenção e também se o prédio permite a instalação de barreiras, especialmente em prédios comerciais – neste ponto, é possível avaliar se os custos seriam da empresa ou do prédio, bem como dividir com outras empresas que estejam no local.
Avaliar a segurança
Uma das principais características do sistema é a segurança. Para isso, avalie como funciona a liberação e proibição de passagem das pessoas e tudo que esteja relacionado ao funcionamento do sistema:
- Regras possíveis de serem configuradas para dar acessos limitados;
- Mecanismos de leitura da identificação, como cartões físicos, QR Codes, identificação pessoal;
- Segurança desses mecanismos, como visto anteriormente;
- Sistemas de contingência em caso de perdas/esquecimento de dispositivos para realizar a leitura (isso é importante para saber se precisa alocar um colaborador para realizar esse suporte).
Avaliar a facilidade de implementação
Outro ponto a ser considerado é a implementação do sistema como um todo. Considere as necessidades para essa implementação, custos e responsáveis para isso.
Avaliar como é feita a manutenção
Além da implementação, também considere a manutenção e suporte, tanto do sistema de controle de acesso, quanto nos dispositivos de hardwares instalados (catracas, portas, etc). Nesse caso, leve em conta se há custos adicionais, rotina de manutenção, atualização, suporte no idioma nativo e demais necessidades que ambos possam ter.
Como é o controle de acesso na Skedway
A Skedway é uma plataforma de agendamentos e que também possui controle de acesso. O
sistema permite a configuração de regras e pode ser aplicado em todos os ambientes mencionados acima.
Algumas características do sistema:
- Pode ser integrado em ambientes internos e externos, como portas, catracas, cancelas, inclusive em dispositivos de terceiros caso a empresa já possua essas barreiras instaladas;
- Controle de acesso pode ser vinculado ao agendamento e realização de check-in no espaço automática;
- A passagem é liberada através de QR Code – como segurança, o QR Code é atualizado a partir de poucos segundos;
- Possui gestão de visitantes – o colaborador consegue convidar pessoas externas à empresa para um encontro e todo o acesso do visitante é seguro, prático, rápido e automatizado, sem a necessidade de que alguém o acompanhe e valide sua entrada;
- Hardwares próprios e manutenção constante.
Possui interesse? Converse com nossos especialistas e solucione todas as dúvidas!