A adoção do modelo de trabalho híbrido tem aumentado nos últimos anos, especialmente após o período de isolamento social ocasionado pela pandemia da COVID-19. Essa busca crescente pelo novo modelo de trabalho está relacionada à necessidade de redução de custos, otimização de espaços, qualidade de vida e experiência dos colaboradores, afinal o regime híbrido é um modelo de trabalho que permite ao colaborador flexibilizar sua jornada presencial ou remotamente, promovendo o melhor dos dois cenários: a flexibilidade e produtividade do remoto e também a socialização do presencial.
Tendo em vista esse cenário, resolvemos unir dados de nossa ferramenta e lançar um relatório sobre como tem sido a implementação do trabalho híbrido nos últimos anos. O intuito desse material é fornecer informações e fomentar o mercado com mais dados para esse cenário consideravelmente novo.
“Consolidamos neste relatório informações muito relevantes que contribuem para a definição de melhores políticas na implementação do trabalho híbrido. Em nosso estudo, identificamos padrões de comportamento muito interessantes, que oferecem uma radiografia realista do atual cenário pós-pandemia e das tendências para o futuro.”Rafael Tonelli, CEO da Skedway.
Com a crescente demanda e busca por soluções relacionadas ao modelo de trabalho, analisamos como o regime híbrido tem gerado impacto positivos para as empresas e colaboradores.
“A média de redução dos escritórios foi de 40% durante a pandemia, ou seja, com a adoção do modelo híbrido, as empresas conseguiram reduzir custos e implementar novas tecnologias que visam a experiência do colaborador e produtividade.”
Lucas Nini, Head de Growth da Skedway.
“Identificamos que atualmente os colaboradores têm optado em trabalhar presencialmente um dia por semana, intercalando os demais dias com o trabalho remoto”, acrescentou Nini.
Entre as principais vantagens do trabalho híbrido estão a otimização dos ambientes de trabalho para melhor aproveitamento, redução de custos para a empresa, potencialização de recursos, qualidade de vida para os colaboradores e diminuição da poluição.
Esses dados e conclusões foram apresentados em nosso relatório A Consolidação do Trabalho Híbrido em 2022, construído com base na utilização de mais de 780 mil usuários em mais de 72 países. O documento apresenta informações sobre como as empresas têm implementado o modelo de trabalho híbrido, incluindo dados de ocupação dos escritórios, frequência dos colaboradores nos ambientes presenciais, legislação trabalhista sobre o regime, contribuição com a sustentabilidade e outros dados relevantes. O relatório é gratuito e sua versão completa está disponível neste link.