O dia 05 de dezembro é conhecido como o Dia Nacional da Acessibilidade e tem o objetivo de conscientizar e estimular ações de modo a tornar toda a sociedade mais inclusiva e igualitária.
Ao pensar sobre acessibilidade, é muito comum levar em conta os aspectos físicos, como rampas de acesso e barras de apoio, mas é necessário considerar outros pontos adjacentes, como materiais físicos, eletrônicos, serviços e até expressões.
A tecnologia é um grande aliado nesse ponto, pois permite utensílios e facilidades no dia a dia. Nesse conteúdo, vamos explorar como a tecnologia tem contribuído para o cenário da acessibilidade.
Desafios da tecnologia na acessibilidade
Para tornar ambientes realmente acessíveis, é preciso refletir sobre todos os contextos que permeiam o ambiente e as interações que uma pessoa pode ter. Partindo da premissa básica da tecnologia assistiva, um termo designado para considerar todos os recursos e aspectos para pessoas com deficiência conseguirem utilizar produtos, os meios devem ter conforto, autonomia e segurança. Assim, a ideia é promover todas as interações de modo fácil, prático e intuitivo para todos.
Diante desse cenário, destacamos alguns desafios:
- Recursos: a falta de recursos como tempo, mão de obra ou equipamentos são pontos que potencializam os desafios e muitas vezes podem deixar a acessibilidade para um segundo momento;
- Experiência: tudo deve ser o mais intuitivo possível e isso é feito na base de testes e estudos, especialmente em casos que consideram aspectos da acessibilidade, considerando as diferentes formas e necessidades
- Investimento: outro desafio é o valor do investimento necessário, pois algumas tecnologias necessitam de maior poder aquisitivo para se tornarem totalmente acessíveis
Recursos tecnológicos
Com o avanço da tecnologia, alguns recursos se tornaram importantes para promover a acessibilidade. Confira recursos básicos e avançados que contribuem para um cenário mais igualitário:
Legenda e recursos textuais
Os recursos textuais auxiliam muito na compreensão e usabilidade, especialmente para pessoas com deficiência auditiva. Legendas, títulos e textos explicativos são boas práticas em qualquer cenário e não costumam envolver a disponibilização de tantos recursos.
Exemplo: legendas em vídeos explicativos, botão de mais informações.
Sinais e avisos sonoros
A emissão de sons auxiliam uma melhor interatividade e usabilidade e também contribuem para pessoas com deficiência visual. Alguns sons são característicos e padronizados sinalizando permissão ou proibição e nessa categoria também são incluídas as instruções sonoras.
Exemplo: aviso sonoro de porta fechando ou de passagem permitida ou negada, instruções sonoras como em metrô sobre as estações, desembarque e cuidados com a plataforma.
Recursos visuais
Outro aspecto importante são os recursos visuais que auxiliam na compreensão de uso, desde luzes padrões (como verde para sim/permitido e vermelho para não/proibição) até imagens ilustrativas das ações. Esses recursos são complementares e auxiliam a ter uma melhor experiência, além de tornar acessível para pessoas com deficiência auditiva ou pessoas analfabetas.
Exemplo: imagens ilustrativas em entradas e recepções – indicando o uso de elevadores, porta-objetos, entre outros.
Aumento de tela
Em relação aos meios digitais, é importante permitir o zoom das telas para facilitar a visualização, especialmente para pessoas que possuem necessidades visuais. Esse recurso também é mais simples e capaz de promover uma contribuição importante para a acessibilidade.
Exemplo: zoom em aplicativos e navegadores.
Comando por voz
Cada vez mais temos encontrado recursos em dispositivos com comando por voz. Esse item é importante para pessoas com deficiência mecânica, visual ou pessoas analfabetas, por exemplo. O comando por voz também facilita e melhora a experiência do usuário, tornando mais fácil e confortável o uso de produtos e meios digitais.
Exemplo: pesquisa por voz no Google, comandos por voz em smartphones.
Reconhecimento facial
Esse recurso é importante para a segurança e para acessibilidade de pessoas, além de facilitar a interação com os dispositivos, tornando o acesso mais rápido e eficaz. Envolve tecnologias mais avançadas.
Exemplo: desbloqueio de smartphones por reconhecimento facial.
Acessibilidade e tecnologia na Skedway
A Skedway é uma plataforma de gestão de espaços, permitindo o agendamento, controle e avaliação de efetividade desses ambientes. Para tornar o sistema cada vez mais acessível, possuímos alguns recursos e estamos desenvolvendo outros:
- Recursos textuais: nosso sistema possui guias, textos explicativos e títulos, e está disponível nos principais idiomas;
- Recursos visuais: nosso app possui padronização de cores e ilustrações que facilitam a usabilidade. Também possuímos um hardware que sinaliza a liberação ou proibição de passagem de pessoas;
- Controle de acesso: além do sistema de agendamentos, também possuímos o recurso de controle de acesso para colaboradores e visitantes, integrando o sistema com portas, catracas e cancelas – esse dispositivo possui fácil usabilidade, imagens ilustrativas e recursos visuais.
Para conhecer mais sobre a Skedway, visite nosso site.
A acessibilidade é um tema extremamente necessário e cada vez mais a tecnologia tem contribuído para tornar esse cenário mais igualitário, inclusivo e intuitivo.