mulher estressada no trabalho

Estresse no trabalho: o que causa e como evitar

Rotina agitada, mídias aceleradas, sobrecarga de responsabilidades. O estresse no trabalho é uma realidade que ocasiona efeitos em todos os aspectos da vida: mental, física, profissional, social. 

Infelizmente, cada vez mais o estresse faz parte da vida das pessoas. Segundo pesquisas, o Brasil ocupa o segundo lugar no ranking de países com maior número de pessoas que possuem burnout e que 70% da população brasileira apresenta ou já apresentou estresse

Diante dessa realidade, preparamos um conteúdo para abordar o estresse no trabalho, desde os tipos  até quais atitudes para empresas e colaboradores realizarem a fim de solucionarem essa condição que atinge tantas pessoas. 

Tipos de estresse

Para entender as causas do estresse, é importante entender primeiramente os tipos. São eles: 

Agudo

O estresse agudo acontece em situações mais pontuais e seus principais sintomas são sudorese, agitação, movimentos acelerados. Esse tipo de estresse acontece em determinadas situações que geram mais ansiedade, como uma entrega de tarefa ou apresentação importante na empresa.

Episódico

O estresse episódico ocorre quando o agudo passa a ser mais frequente. Também possui sintomas parecidos, mas devido a maior frequência, interferem também no cotidiano. Geralmente as pessoas são mais irritadas, de mau humor, tensas e inseguras. 

Crônico

Esse tipo de estresse acontece de maneira ainda mais frequente. É o precursor de outras doenças e problemas físicos, como questões hormonais e  cansaço excessivo, e também psíquicos, como  ansiedade e depressão. 

Sintomas de estresse

O estresse pode provocar sintomas psíquicos e também físicos, possuindo graus de intensidade diferentes para cada indivíduo. 

O sintomas psíquicos podem ser:

  • Irritação
  • Desânimo
  • Indisposição
  • Procrastinação
  • Pensamento acelerado
  • Insônia
  • Movimentos de ansiedade
  • Falta de concentração
  • Dificuldade de comunicação
  • Frustração
  • Isolamento social

O físicos incluem:

  • Cansaço excessivo
  • Dores musculares
  • Dores de cabeça frequentes
  • Queda de cabelo
  • Bruxismo
  • Alergias
  • Problemas gastrointestinais, como refluxo e azia
  • Queda de imunidade

Em casos mais severos, o estresse pode causar algumas doenças, como transtorno de ansiedade, depressão e burnout. 

O que pode causar o estresse

Para entender o que pode causar o estresse, é importante estar atento a diversos fatores da vida, incluindo todas as esferas. Afinal, o estresse pode ser um acúmulo de situações e não somente uma em específico. 

Em relação ao trabalho, avalie como se sente durante todo o processo e procure pontos que possam gerar estresse: 

  • Ida ao trabalho: trânsito, transporte lotado, horários não flexíveis
  • Durante o trabalho: ambiente tóxico, prazos ou metas irreais, abuso psicológico, atividades do dia a dia, pessoas ao redor
  • Após o trabalho: nível de satisfação com o dia e com as entregas, preocupação com as demandas, cansaço excessivo, indisposição

Esses são alguns fatores que valem atenção para entender qual ou quais são os pontos que estão contribuindo para o estresse. Porém, também é importante considerar o ambiente fora do trabalho e outros aspectos da vida, como a rotina, pessoas com quem convive, se há algum tipo de problema pessoal, situação financeira, entre outros. Nesse ponto, vale destacar se os aspectos da vida pessoal são causadores do estresse ou consequência de um trabalho estressante, já que tudo está interligado. 

Como evitar o estresse no trabalho

Para evitar o estresse no trabalho, separamos algumas dicas importantes para contribuir nesse processo. Então, consideramos o que as pessoas enquanto colaboradores podem fazer e também a empresa, além de atividades essenciais fora do âmbito de trabalho. Vamos conferir?

Para colaboradores

Entender os possíveis causadores

Como visto no item acima, é importante avaliar os fatores que acredita que estão gerando estresse. Para isso, a recomendação é testar diferentes formatos e avaliar como se sente. Por exemplo, se o trânsito é um fator que considera estressante, procure testar uma maneira alternativa, como uma nova rota ou outro tipo de transporte, se possível. Validando esse ponto, você pode tomar decisões a longo prazo que irão contribuir para uma melhor qualidade de vida.   

Rotina de trabalho

Para criar uma rotina de trabalho efetiva, considere todos os pontos e atividades que costumam ocorrer em seu dia a dia, como a quantidade de reuniões, as interrupções devido as pessoas te acionarem durante o expediente, os tipos de atividades e até em qual horário costuma ser mais produtivo, entre outros. 

Com esse mapeamento, organize intervalos de concentração para tarefas mais difíceis e trabalhosas (especialmente no horário em que costuma ser mais produtivo), atividades rotineiras (checar email, enviar mensagens), realizar reuniões (ótimos horários são aqueles em que o rendimento é mais baixo),  intervalos para cafés e descanso, planejamento do dia e da semana. Com esses pontos mapeados e organizados, a rotina ficará mais leve e planejada. 

Planejamento de tarefas

A chave para executar tarefas bem feitas é o planejamento. Sempre priorize suas atividades com base no objetivo que deseja alcançar. 

Boas práticas de planejamento são: organizar as demandas no início do dia com base em priorização e importância (matriz de Eisenhower),  tempos de execução e prazos maiores para as atividades (considere cenários mais pessimistas para conseguir entregar antes ou no prazo, evitando atrasos), elencar possíveis imprevistos e riscos que possam ocorrer. 

Com um planejamento bem feito, o sucesso da entrega é maior e a satisfação também, contribuindo para evitar frustrações e estresse. 

Alinhamento interno sobre demandas e prazos

Realize alinhamentos internos sobre entregas, metas e prazos, especialmente em casos em que esses itens costumam ser irreais. Prazos apertados, demandas de última hora, entregas fora do alcance ou da prioridade são exemplos que costumam ocorrer no meio corporativo e precisam ser alinhados internamente para que a expectativa esteja de acordo e que não haja sobrecarga. Essa atitude pode partir da empresa ou dos colaboradores. 

Momentos de descontração

Durante o trabalho, é importante ter momentos de descanso. Isso, inclusive, aumenta a produtividade. Tire alguns intervalos durante o dia para tomar café, esticar o corpo, conversar com colegas, fazer ginástica laboral e alongamentos. Esses pequenos momentos farão muita diferença no dia a dia.

Mesa de trabalho

Em sua mesa de trabalho, tenha itens físicos que auxiliem a sua descontração. Bolinha anti-estresse, fotos de pessoas queridas ou animais, plantas, cheirinhos (aromatizadores ou difusores de ambiente) são ótimas opções para promover bem-estar ao longo do dia. 

Limites

Estabeleça limites quando necessário:  horário do expediente (uma vez ou outra fazer hora extra é compreensível, mas quando deixa de ser exceção é um problema que a empresa precisa se envolver para resolver), excesso de tarefas em prazos curtos, demandas sem planejamento, entre outros. É importante conversar com a empresa e levar essa pauta para que todos tenham clareza. 

Para empresas

O cenário

Ouvir e entender o que os colaboradores sentem é primordial para entender onde está acertando ou errando. Um bom método para isso é uma pesquisa anônima, pois isso dá liberdade para as pessoas colocarem o que realmente pensam sobre a empresa. 

RH atento

O departamento de Recursos Humanos necessita estar atento à rotina dos colaboradores para entender onde pode auxiliar. Criar meios de avaliar a efetividade, satisfação e o clima organizacional são essenciais e tomar ações a partir disso. 

Demandas e prazos

Como empresa, é importante entender se as demandas estão sendo excessivas e os prazos abusivos. Além de gerar insatisfação dos colaboradores, as tarefas provavelmente serão entregues com menor qualidade, já que o tempo não é suficiente para sua realização. 

Com o tempo, esse acúmulo prejudica muito a empresa em diversas frentes, como a perda de colaboradores e clientes. 

Metas alcançáveis

As metas devem seguir o modelo smart: específica, mensurável, atingível, relevante e com tempo de alcance. Esses critérios auxiliam a criar metas realistas a serem alcançadas e todos ficam contentes com a possibilidade de realização.

Planejamento e organização

Assim como o item para os colaboradores, também é papel da empresa criar planejamentos estratégicos alinhados ao objetivo para a definição de demandas. Assim, todos ficam alinhados com as expectativas e prioridades, facilitando a rotina e efetividade das entregas. 

Além disso, considerar imprevistos e mudança de foco para atividades mais prioritárias é importante para que os prazos sejam cumpridos. 

Feedbacks

Para auxiliar o plano de carreira e satisfação dos colaboradores, crie a rotina do feedback. Essa prática ajuda a entender os problemas da empresa e torna claro o que espera de cada um dos colaboradores. Tornar esse momento leve e à vontade para contar as opiniões é importante. 

Flexibilidade

Nos dias atuais, a procura por flexibilidade tem aumentado nos meios corporativos. Horários mais flexíveis e modelos de trabalho, como o híbrido, tem se tornado cada vez mais mais procurados por colaboradores. Levar esse ponto em conta pode gerar mais satisfação e diminuir o estresse dos colaboradores. 

Por exemplo, no caso do modelo híbrido, o estresse por trânsito ou meio de transporte é diminuído consideravelmente devido a menor quantidade de  idas ao escritório. Esses fatores contribuem diretamente na satisfação do colaborador e também em sua produtividade, além da possibilidade de reduzir os escritórios para comportar a mesma quantidade de colaboradores, otimizando custos. 

Fora do trabalho também é importante

Rotina

Tenha uma rotina. Para dar conta de fazer as diversas atividades diárias que temos, ter uma rotina é de fato essencial. Quando não se tem uma rotina ou não se consegue segui-la, podem ser sinais de que há algo errado também. 

Para montar a sua rotina, considere as atividades que são essenciais e prioritárias para você e as encaixe em tempos reais, considerando intervalos de descanso e de afazeres rotineiros, como se arrumar para o trabalho ou para dormir, cuidar da casa, entre outros. 

Ter uma rotina ajuda a manter o nível de satisfação com as atividades diárias, diminuindo o estresse e a ansiedade da quantidade de tarefas que precisa realizar. 

Tempo de qualidade

Durante a rotina, muitas pessoas deixam de separar um tempo para lazer. Esse efeito ao longo do tempo acaba sendo muito prejudicial, pois a mente não descansa. Inclusive, esse tempo de descanso também auxilia no rendimento, pois ótimas ideias podem surgir nesse intervalo. 

Esse tempo de qualidade inclui atividades em que gosta de fazer, como assistir filmes ou séries, sair com amigos ou parceiro(a), cozinhar, meditar, praticar exercícios ou qualquer outro hobbie. 

Atividades físicas e alimentação equilibrada

O clássico sempre funciona. Realizar atividades físicas e ter uma alimentação saudável e equilibrada auxiliam no bem-estar, disposição, relaxamento e mais uma infinidade de benefícios. Não pule esses itens!

Rotina do sono

Antes de dormir, crie uma rotina para relaxar, evitando insônias ou demora para pegar no sono. Para isso, evite bebidas estimulantes, como café, pó de guaraná ou energético, e troque por bebidas relaxantes, como os chás; tire as telas, como celular ou tvs, um tempo antes de deitar,  pois a luz nos deixa despertos; tome banho quente e relaxante; pratique a leitura ou meditação, entre outras atividades que ajudem a relaxar. 

Ajuda profissional

Além de colocar em prática todos esses pontos, não deixe de procurar ajuda profissional. Fazer acompanhamento psicológico e/ou psiquiátrico irá contribuir para solucionar o estresse e os problemas causados por ele.

Esperamos que esse conteúdo tenha sido útil para você e que sua rotina seja mais leve!

Confira nosso conteúdo sobre as 19 ferramentas que auxiliam no dia a dia no trabalho para ter uma rotina mais produtiva.

Leave a Reply